Your browser does not support JavaScript! rodape
Pesquise aqui.
Prefeitura realiza coleta e destinação final de lâmpadas fluorescentes
Foto:ASCOM

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, realizou a coleta e destinação final de aproximadamente 6.802 (cinco mil e oitocentas) lâmpadas contendo mercúrio (Hg) e 236 quilos de lâmpadas quebradas, geradas e descartadas pelo setor público e por pessoas que procuram a destinação correta. Este serviço integra uma ação de gerenciamento de resíduos do município, que compreende a orientação adequada no manejo e descarte de resíduo perigoso, ressaltando a preocupação com o meio ambiente.

 

Por se tratar de resíduo perigoso em invólucro frágil, é importante o correto manejo, armazenamento e transporte das lâmpadas. Esses cuidados são imprescindíveis para evitar a contaminação do ambiente e garantir a saúde das pessoas que entram em contato com esse material.

 

O mercúrio é uma substância com capacidade de se acumular ao longo da cadeia alimentar, e os riscos que oferece à saúde humana, especialmente se ingerido, são maiores à medida que aumenta sua concentração. Assim, torna-se necessária a gestão de resíduos que possuem mercúrio em sua composição, a exemplo das lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas, para evitar a contaminação do solo e da água, em decorrência do descarte e destinação inadequados.

 

As lâmpadas de sódio, mercúrio ou mistas possuem componentes não-reutilizáveis, que necessitam ser armazenados em lugares especiais após o descarte e encaminhamento correto. Outros materiais da lâmpada descartada, como o vidro, que representa 95% da composição, e metais podem ser separados e enviados para reciclagem, tornando-se novos produtos.

 

O diretor de Departamento de Controle Ambiental e Fiscalização, Adão Galdino Soares Neto explica que as lâmpadas fluorescentes normalmente possuem pó fosfórico e vapores de mercúrio e sódio necessários ao funcionamento. "O vapor de mercúrio é altamente contaminante, podendo colocar em risco a saúde humana e animal devido ao fato de os vapores metálicos serem bioacumuladores. Quando respirados por esses organismos, podem ser cancerígenos ou causadores de outras doenças", disse.

 

Por representar tais riscos ao meio ambiente e à saúde, as lâmpadas fluorescentes são consideradas resíduos perigosos pela ABNT NBR 10004/2004, devendo receber atenção especial quanto ao armazenamento, transporte e destinação final.

 

Onde a população deve descartar as lâmpadas

 

Embale separadamente as lâmpadas fluorescentes queimadas e devolva ao local onde comprou (Lei nº 12.305/2010) ou nos comércios cadastrados como pontos de coleta. Para saber sobre os pontos de coleta mais próximos, consulte: https://reciclus.org.br/.

Arquivos para Download abaixo
certificado_destinacao_final_1602729.pdf
certificado_destinacao_final_1602729.pdf
manifesto_1122158930.pdf
manifesto_1122158952.pdf
certificado_destinacao_final_1602729.pdf
manifesto_1122158930.pdf
manifesto_1122158952.pdf


Galeria do Departamento