Your browser does not support JavaScript! rodape
Pesquise aqui.
Prefeitura inicia 2ª fase do Programa Arboriza Ituiutaba
Foto:ASCOM

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, iniciou a 2ª fase do Programa de Plantio de Árvores Arboriza Ituiutaba, que prevê o plantio de mais de duas mil mudas em Áreas de Preservação Permanente - APP nas margens de córregos, nascentes e rios. Esta ação prevê o reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente de conformidade com o Projeto Técnico de recuperação da Flora - PTRF para recompor intervenções ambientais causadas pela supressão, uso e ou ocupação em APP.

 

A prefeita Leandra acompanhou o andamento do plantio em um dos pontos do Córrego Pirapitinga, acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Alisson Camargos, e dos demais profissionais envolvidos no programa.

 

Leandra disse que Ituiutaba será referência em cuidados com o meio ambiente por meio do Arboriza Ituiutaba. "Esta nova fase do programa é fundamental, pois irá atender áreas muito importantes e que precisam deste reflorestamento para que nossos córregos não percam a sua função ambiental, e o período de chuvas é o ideal para dar continuidade nas ações que iniciaram nos períodos de chuvas de 2021 facilitando o plantio e os resultados esperados", ressaltou.

 

O secretário explicou que o objetivo é recuperar áreas sem vegetação, recuperando espécies da flora nativa do nosso bioma cerrado. "Com esse plantio, vamos trazer novamente a fauna para dentro das nossas APPs e proteger o solo, evitando erosões e assoreamentos de cursos hídricos", disse Alisson Camargos.

 

A ação também envolve o Viveiro de Mudas em cooperação com o Instituto Estadual de Florestas - IEF, Superintendência de Água e Esgotos - SAE, além de parcerias firmadas com universidade e escolas municipais, empenhando alunos e professores nas ações desde a sala de aula até o plantio das mudas em campo, como é o caso da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, com alunos do Curso de Engenharia Agronômica, coordenados pela professora da área de Fitotecnia, Aila Rios de Souza.

 

De acordo com PTRF, a previsão do plantio de aproximadamente 2020 mudas de diversas espécies nativas do cerrado em uma grande extensão do Córrego Pirapitinga, com etapas para 2022 (674 mudas), 2023 (674 mudas) e 2024 (674 mudas).



Galeria do Departamento