A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, sediou encontro com representantes das Secretarias de Meio Ambiente das cidades de Água Comprida e Santa Vitória. O encontro aconteceu na sede da pasta e serviu para a discussão de procedimentos necessários sobre a Regularização Ambiental (Licenciamento, Intervenção e Fiscalização) por meio de sua legislação e ações na garantia de qualidade e exercício das atividades.
Com a participação da assessora técnica do Departamento de Regularização Ambiental, a pauta principal tratou pela busca de integração entre os municípios para conhecer o instrumento de política do Meio Ambiente.
Conforme o secretário de Meio Ambiente e da Causa Animal, Alisson Camargos, é importante os municípios se unirem para trocarem experiências e também para levarem sugestões ao Governo do Estado que facilitem o trabalho municipal. "Trabalhamos diariamente com o objetivo de aliar crescimento econômico com preservação ambiental. A agenda ambiental atual apresenta mais um vértice para esta equação, trazendo a inclusão social como forma efetiva de se combater uma gama de infrações e crimes ambientais. Dentro desta realidade, a troca de experiência entre os municípios que tem competência originária, mostra-se extremamente produtiva", disse o secretário.
De acordo com a técnica do Departamento, Muriel Vilarinho, a reunião por meio de troca de experiências visa o aprimoramento das metodologias na implantação, compromisso e responsabilidade ao assumir as diversas áreas de natureza ambiental. "Ser referência para outro município mostra a importância do tema ambiental como parte integrante da sociedade. E sermos reconhecidos por uma boa gestão, enaltece mais ainda o nosso município que apresentou aos municípios visitantes que temos compromisso em proteger e combater o meio ambiente em qualquer de suas formas. Mostrando que a responsabilidade é de todos para garantir a preservação de hoje e amanhã, numa ação conjunta para garantir a proteção da Regularização Ambiental", esclareceu Muriel.
Há muitas demandas dos municípios para capacitações voltadas ao licenciamento ambiental, mas percebe-se que muitas dúvidas desses municípios podem ser sanadas pelas experiências de outros municípios. Por isso decidimos promover reuniões técnicas para troca de experiências.
No encontro, foram apresentados cases de boas práticas e experiências exitosas das cidades, com a participação da Gracilina Alves - Agente Ambiental da Prefeitura de Água Comprida, Ana Cristina Silva - Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Vitória, Isadora Queiroz - Engenheira Ambiental da Prefeitura de Santa Vitória e o Gustavo, advogado especialista na área de Regularização Ambiental.
Galeria do Departamento