EDUCAÇÃO AMBIENTAL
·
Projeto Árvômetro
O projeto "Árvômetro -
Cronômetro de árvores plantadas no município de Ituiutaba - MG" se propõem a
divulgar a arborização urbana/rural, por meio de um cronômetro para atrair
atenção da população tijucana sobre o plantio de árvores em nosso município,
para isso é necessário que população tenha conhecimento da importância do
plantio de árvores no meio urbano e rural. Neste projeto, o foco não é apenas
no intuito informativo, mais sim educacional, pois também pode auxiliar na
elaboração de políticas públicas e também auxiliar professores e demais
pesquisadores para o incentivo de plantio de mudas.
O plantio de mudas de
plantas é uma atividade fundamental para a recuperação de áreas degradadas e
para a conservação do meio ambiente. Através do plantio de mudas, é possível
promover a restauração de áreas degradadas, como florestas, matas ciliares, que
são importantes para a preservação da biodiversidade e para o equilíbrio
ambiental.
Além disso, o plantio de
mudas de plantas é uma estratégia eficaz para combater o avanço do
desmatamento, que é responsável por muitos dos problemas ambientais atuais,
como a diminuição da biodiversidade, o aumento do efeito estufa e o aquecimento
global.
Outra vantagem do plantio
de mudas de plantas é a possibilidade de promover a recuperação de solos
degradados, já que as raízes das plantas ajudam a fixar o solo, diminuindo a
erosão e aumentando a sua fertilidade. Isso pode ser especialmente importante em
regiões onde o solo é pouco fértil ou em áreas que sofreram com o uso intensivo
de agrotóxicos.
Os interessados em
receber doação de mudas deverão dirigir-se presencialmente até o Viveiro de
Mudas (ver a localização), localizado
na Av. 51, S/N, Bairro Natal (IEF), com horário de atendimento das 7h às 11h e
das 12h30m às 16h30m, onde será elaborado o termo de responsabilidade e será
verificada a disponibilidade para doação das mudas. Com o requerimento em mãos (modelo para download), o contribuinte poderá retirar as mudas solicitadas.
O Viveiro de Mudas conta
com mais de trinta espécies de mudas nativas do Cerrado. O requerente deverá se
comprometer a plantar a referida muda no local mencionado, no prazo de 10 dias,
a contar da data do requerimento, obrigando-se irrigar, coroar, cercar, estacar
e fazer quaisquer outros procedimentos necessários para garantir o pleno
desenvolvimento da muda. A espécie doada não poderá ser comercializada e nem
repassada a terceiros.
A exposição dos
resultados será na página da Secretaria de Meio Ambiente e da
Causa Animal, no
site oficial da Prefeitura Municipal de Ituiutaba, "ÁRVÔMETRO - Cronômetro de árvores
plantadas no município de Ituiutaba-MG" a ser atualizado semestralmente através
do controle interno da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal.
Na atual gestão foram
doadas mais de 34.702 mudas
conforme demonstrado na tabela a seguir.
DOAÇÃO DE MUDAS DE 2021-2024 |
||
ANO |
QUANTIDADE |
TOTAL |
2021 |
1154 |
34702 |
2022 |
6376 |
|
2023 |
6791 |
|
2024 |
20381 |
|
ARVÔMETRO |
||
SEMESTRE |
TOTAL |
|
JANEIRO A JUNHO 2021 |
300 |
|
JULHO A DEZEMBRO 2021 |
854 |
|
JANEIRO A JUNHO 2022 |
2113 |
|
JULHO A DEZEMBRO 2022 |
4263 |
|
JANEIRO A JUNHO 2023 |
3398 |
|
JULHO A DEZEMBRO 2023 |
3393 |
|
JANEIRO A JUNHO 2024 |
12273 |
|
JULHO A DEZEMBRO 2024 |
8108 |
|
TOTAL 2021-2024 |
34702 |
·
Projeto Castrômetro
O Projeto Castrômetro -
Cronômetro de Castrações de Cães e Gatos do Município de Ituiutaba - MG,
consiste em um Sistema de alimentação de dados, que informa através de um
Cronômetro, a quantidade de Castrações realizadas no Município de Ituiutaba -
MG.
O projeto Castrômetro se
propõe a destacar a quantidade de castrações realizadas em animais caninos e
felinos, machos e fêmeas, por meio de um cronômetro para atrair atenção da
população tijucana sobre as castrações em nosso município, para isso é
necessário que a população tenha conhecimento da importância das castrações e
seus múltiplos benefícios aos animais e principalmente a saúde pública.
A castração de animais é
uma das principais alternativas para controle do número de animais abandonados.
Além de inibir instintos de demarcação de território e fuga, a esterilização de
fêmeas e machos também auxilia no controle de natalidade, reduzindo consequentemente
o número de zoonoses.
O interessado em castrar
seu animal deve comparecer à Agência do Povo, que está localizada na Av.
Dezessete c/ Trinta e Quatro, nº 403, Centro, para realizar seu cadastro. São
cadastrados tutores que estejam inscritos no CadÚnico e protetores
independentes de animais. Os tutores serão então convocados, de acordo com a
ordem de uma lista de espera, e poderão levar seu animal até o CastraPet Móvel
para realização do procedimento cirúrgico.
Na atual gestão foram
castrados mais de 4.872 animais
conforme demonstrado no quadro a seguir.
CASTRAÇÕES 2021-2024 |
|||||
TODO O PERÍODO |
CÃES |
GATOS |
TOTAL |
||
MÊS |
MACHOS |
FÊMEAS |
MACHOS |
FÊMEAS |
|
SETEMBRO 2021 |
5 |
0 |
0 |
0 |
5 |
OUTUBRO 2021 |
20 |
1 |
9 |
3 |
33 |
NOVEMBRO 2021 |
9 |
0 |
5 |
5 |
19 |
DEZEMBRO 2021 |
4 |
3 |
4 |
21 |
32 |
JANEIRO 2022 |
7 |
2 |
1 |
11 |
21 |
FEVEREIRO 2022 |
6 |
3 |
11 |
41 |
61 |
MARÇO 2022 |
7 |
2 |
12 |
44 |
65 |
ABRIL 2022 |
21 |
9 |
2 |
7 |
39 |
MAIO 2022 |
8 |
0 |
3 |
13 |
24 |
JUNHO 2022 |
9 |
1 |
8 |
35 |
53 |
JULHO 2022 |
30 |
9 |
12 |
42 |
93 |
AGOSTO 2022 |
7 |
9 |
24 |
66 |
106 |
SETEMBRO 2022 |
16 |
9 |
35 |
78 |
138 |
OUTUBRO 2022 |
30 |
16 |
49 |
85 |
180 |
NOVEMBRO 2022 |
32 |
24 |
64 |
61 |
181 |
DEZEMBRO 2022 |
48 |
14 |
78 |
87 |
227 |
JANEIRO 2023 |
26 |
18 |
51 |
65 |
160 |
FEVEREIRO 2023 |
27 |
32 |
18 |
43 |
120 |
MARÇO 2023 |
34 |
71 |
18 |
61 |
184 |
ABRIL 2023 |
20 |
23 |
29 |
75 |
147 |
MAIO 2023 |
24 |
57 |
25 |
71 |
177 |
JUNHO 2023 |
18 |
43 |
25 |
58 |
144 |
JULHO 2023 |
14 |
29 |
15 |
31 |
89 |
AGOSTO 2023 |
2 |
3 |
9 |
6 |
20 |
SETEMBRO 2023 |
38 |
34 |
33 |
25 |
130 |
OUTUBRO 2023 |
18 |
51 |
16 |
55 |
140 |
NOVEMBRO 2023 |
15 |
34 |
14 |
28 |
91 |
DEZEMBRO 2023 |
8 |
41 |
15 |
39 |
103 |
JANEIRO 2024 |
12 |
21 |
28 |
49 |
110 |
FEVEREIRO 2024 |
19 |
16 |
11 |
33 |
79 |
MARÇO 2024 |
12 |
24 |
10 |
27 |
73 |
ABRIL 2024 |
14 |
21 |
10 |
26 |
71 |
MAIO 2024 |
20 |
30 |
9 |
36 |
95 |
JUNHO 2024 |
8 |
19 |
12 |
22 |
61 |
JULHO 2024 |
80 |
148 |
115 |
158 |
501 |
AGOSTO 2024 |
0 |
10 |
1 |
6 |
17 |
SETEMBRO 2024 |
12 |
22 |
12 |
21 |
67 |
OUTUBRO 2024 |
34 |
50 |
46 |
52 |
182 |
NOVEMBRO 2024 |
119 |
274 |
161 |
214 |
768 |
DEZEMBRO 2024 |
14 |
20 |
6 |
26 |
66 |
TOTAL DO PERÍODO |
847 |
1193 |
1006 |
1826 |
4872 |
|
|
|
|
|
|
MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO - SEMAD |
|||||
TODO O PERÍODO |
CÃES |
GATOS |
TOTAL |
||
MÊS |
MACHOS |
FÊMEAS |
MACHOS |
FÊMEAS |
|
JULHO/2024 |
61 |
99 |
94 |
106 |
360 |
NOVEMBRO/2024 |
109 |
220 |
153 |
182 |
664 |
TOTAL DO PERÍODO |
170 |
319 |
247 |
288 |
1024 |
·
Prefeitura Sustentável A3P
O Projeto Prefeitura
Sustentável (A3P - A Agenda Ambiental na Administração Pública A3P) é um
programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições
públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. É uma agenda de
adesão voluntária que possibilita que a instituição parceira promova a
preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que otimiza a utilização dos
recursos públicos. O Termo de Adesão à A3P possui duração de 5 anos, podendo
ser renovado.
Os objetivos do Projeto
Prefeitura Sustentável são orientar os gestores públicos para a adoção de
princípios e critérios de sustentabilidade em suas atividades, apoiar a
incorporação de critérios de gestão socioambiental nas atividades públicas,
promover a economia de recursos naturais e eficiência de gastos institucionais,
e contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de
novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública.
Os desafios são encontrar
meios para gastar menos energia para manter as instalações da administração
pública, reduzir os gastos de recursos naturais e materiais, reduzir a geração
de rejeitos, e adquirir produtos que causem menos danos ao meio ambiente.
Para isso, foram
implementadas ações de conscientização dos servidores nas Secretarias
Municipais, Procon, Fundação Cultural e Fundação Zumbi dos Palmares. As
diversas ações abrangeram o fornecimento de copos reutilizáveis para
substituição do uso de copos descartáveis por parte dos servidores;
distribuição de coletores para separação de resíduos recicláveis e
não-recicláveis; fixação de cartazes de conscientização incentivando ações de
economia como apagar as luzes, reutilizar folhas impressas como rascunho,
desligar os aparelhos de ar condicionado e monitores ao se ausentar, etc.
Toda grande mudança
começa aos poucos. Iniciando pela conscientização dos servidores da
Administração Pública pode-se dar exemplo e incentivar a população a adotar
práticas sustentáveis.
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Projeto Compostagem nas Escolas
O projeto "Oficina de Compostagem
nas escolas - Reciclando resíduos para gerar vida!" se propõe a implementar nas
Escolas Municipais de Ituiutaba a conscientização dos alunos e servidores sobre
a importância da destinação adequada dos resíduos orgânicos, para seu
reaproveitamento gerando adubo, preservando o meio ambiente e deixando de
destinar volume de resíduos para o Aterro Sanitário do município.
Diante do atual desafio
de destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), frente à capacidade
comportada pelo Aterro Sanitário Municipal e o custo associado à sua operação,
faz-se necessário implementar práticas sustentáveis no município, visando a
Educação Ambiental das gerações futuras quanto à destinação correta dos
resíduos, e práticas de reciclagem associadas ao aproveitamento dos recursos
disponíveis.
As oficinas práticas
tornam o método de aprendizado mais tangível aos alunos, e servidores, que
poderão de forma simples e de baixo custo, reproduzir os ensinamentos do curso
nas suas casas e comunidades. Os materiais utilizados no sistema são acessíveis
e o sistema tem operação simples, mostrando que a prática pode ser adotada
facilmente em nosso dia a dia.
Como forma de aprendizado
para o público em geral, o projeto "OFICINA DE COMPOSTAGEM NAS ESCOLAS" pode
ser fonte de estímulo para adoção da prática de aproveitamento dos resíduos
orgânicos em todo o município.
Neste Projeto foi
realizada Palestra sobre a importância e os benefícios da Compostagem para a
destinação de resíduos orgânicos, junto a uma Oficina de confecção de Sistema
de Composteira de Baldes para Diretores e servidores das Escolas Municipais.
Cada Escola da rede
municipal acompanhou a prática da confecção do sistema de composteiras e
recebeu material orientativo sobre a manutenção do sistema bem como o kit de
composteiras para dar início a implementação do Projeto.
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Destinação Ambientalmente Correta
A logística reversa
refere-se ao processo de gerenciamento da devolução ou descarte de produtos e
materiais. Envolve a movimentação e gestão de produtos e materiais desde a sua
destinação final com o objetivo de obter valor, ou dar a destinação
ambientalmente adequada. A logística reversa pode incluir atividades como
gerenciamento de devoluções, reparo, reutilização e reciclagem.
Pode ser um processo complexo
porque envolve coordenar a movimentação de produtos e materiais na direção
oposta da cadeia de suprimentos tradicional, através da extensão da vida útil
dos produtos e posterior reaproveitamento dos mesmos. Requer planejamento e
coordenação cuidadosos para garantir que os produtos ou materiais devolvidos
sejam manuseados de forma eficiente e eficaz.
Em alguns casos, a
logística reversa pode envolver a reutilização ou recondicionamento de produtos
devolvidos, o que pode ajudar a reduzir o desperdício e aumentar a
sustentabilidade além de aumentar a vida útil do Aterro Sanitário. Em outros
casos, a logística reversa pode envolver o descarte adequado de produtos
inutilizáveis, como lâmpadas fluorescentes por exemplo, o que é importante por
questões ambientais e de segurança.
No geral, a logística
reversa é uma parte importante do processo geral da cadeia de suprimentos, pois
ajuda a garantir que os produtos e materiais sejam gerenciados de maneira
responsável e eficaz durante todo o seu ciclo de vida.
O descarte correto de
lâmpadas fluorescentes, pilhas, e eletroeletrônicos é importante para o meio
ambiente porque esses itens geralmente contêm materiais que podem ser
prejudiciais se não forem descartados adequadamente. As lâmpadas fluorescentes,
por exemplo, contêm mercúrio, que é um metal pesado tóxico que pode contaminar
o solo e a água se não for descartado adequadamente. Eletrônicos, como
computadores e telefones celulares, contêm uma variedade de materiais,
incluindo metais, plásticos e produtos químicos, que também podem ser
prejudiciais ao meio ambiente se não forem descartados corretamente. Ao
entregar esses itens a uma instalação equipada para manuseá-los e descartá-los
adequadamente, você pode ajudar a evitar a liberação desses materiais nocivos
no meio ambiente.
No Brasil, o descarte
correto de lâmpadas e eletroeletrônicos é regulamentado por diversas leis e
regulamentos, entre eles a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano
Nacional de Redução e Destinação Final de Resíduos Especiais, Redução e
Disposição Final de Resíduos Especiais). Essas leis estabelecem a estrutura
legal para o gerenciamento e descarte adequados de lâmpadas e eletrônicos,
incluindo a exigência de que tais itens sejam levados para instalações de
coleta e reciclagem designadas. As leis também estabelecem penalidades para
pessoas físicas e jurídicas que não fizerem o descarte adequado desses itens, a
fim de garantir o cumprimento e proteger o meio ambiente.
A logística reversa foi
instituída em 2010 pela Política Nacional de Resíduos Sólidos ("PNRS" - Lei
Federal nº 12.305/2010). Segundo disposto no Artigo 33 da Lei 12.305 ficam
obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno
dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço
público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes,
importadores, distribuidores e comerciantes de:
I.
Agrotóxicos,
seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o
uso, constitua resíduo perigoso;
II.
Pilhas
e baterias;
III.
Pneus;
IV.
Óleos
lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
V.
Lâmpadas
fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
VI.
Produtos
eletroeletrônicos e seus componentes.
A Prefeitura de
Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal,
realizou a coleta e destinação final de aproximadamente 6.802 (seis mil oitocentas
e duas) lâmpadas contendo mercúrio (Hg) e 236 Kg de lâmpadas quebradas, geradas
e descartadas pelo setor público e por pessoas que procuram a destinação
correta. Este serviço integra uma ação de gerenciamento de resíduos do
município, que compreende a orientação adequada no manejo e descarte de resíduo
perigoso, ressaltando a preocupação com o meio ambiente.
Por se tratar de resíduo
perigoso em invólucro frágil, é importante o correto manejo, armazenamento e
transporte das lâmpadas. Esses cuidados são imprescindíveis para evitar a
contaminação do ambiente e garantir a saúde das pessoas que entram em contato com
esse material.
O mercúrio é uma
substância com capacidade de se acumular ao longo da cadeia alimentar, e os
riscos que oferece à saúde humana, especialmente se ingerido, são maiores à
medida que aumenta sua concentração. Assim, torna-se necessária a gestão de
resíduos que possuem mercúrio em sua composição, a exemplo das lâmpadas
fluorescentes tubulares e compactas, para evitar a contaminação do solo e da
água, em decorrência do descarte e destinação inadequados.
As lâmpadas de sódio,
mercúrio ou mistas possuem componentes não-reutilizáveis, que necessitam ser
armazenados em lugares especiais após o descarte e encaminhamento correto.
Outros materiais da lâmpada descartada, como o vidro, que representa 95% da
composição, e metais podem ser separados e enviados para reciclagem,
tornando-se novos produtos.
O diretor de Departamento
de Controle Ambiental e Fiscalização, Adão Galdino Soares Neto explica que as
lâmpadas fluorescentes normalmente possuem pó fosfórico e vapores de mercúrio e
sódio necessários ao funcionamento. "O vapor de mercúrio é altamente
contaminante, podendo colocar em risco a saúde humana e animal devido ao fato
de os vapores metálicos serem bioacumuladores. Quando respirados por esses
organismos, podem ser cancerígenos ou causadores de outras doenças",
disse.
Por representar tais
riscos ao meio ambiente e à saúde, as lâmpadas fluorescentes são consideradas
resíduos perigosos pela ABNT NBR 10004/2004, devendo receber atenção especial
quanto ao armazenamento, transporte e destinação final.
MTR- Manifesto de
Transporte de Resíduos Nº 1122158930
MTR- Manifesto de
Transporte de Resíduos Nº 1122158952
CDF - Certificado de
Destinação Final Nº1602729/2022
Onde a população deve descartar as lâmpadas
Embale separadamente as
lâmpadas fluorescentes queimadas e devolva ao local onde comprou (Lei nº 12.305/2010) ou nos comércios cadastrados como
pontos de coleta. Para saber sobre os pontos de coleta mais próximos, consulte:
https://reciclus.org.br/.
Galeria do Departamento