A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará durante todo o mês mais uma edição da Campanha Setembro Amarelo, com o tema escolhido para 2023: "Se precisar, peça ajuda!". O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro.
Na última terça-feira, dia 5, foram realizadas ações da campanha na Rede de Farmácias Cruzeiro. Na quarta, dia 6, das 7h às 16h, o trabalho será realizado na Syngenta. Confira, nos próximos dias, a divulgação da programação para as próximas semanas!
A Campanha Setembro Amarelo será realizada em Ituiutaba por meio de abordagens a pessoas nas empresas, praças públicas e nas escolas (Programa Saúde na Escola), com o empenho das equipes da Atenção Básica de Saúde. O trabalho ocorrerá até o dia 29 de setembro.
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem devido ao suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama, além de guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte, depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.
As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6 a cada 100 mil homens, em comparação com 5,4 a cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6 a cada 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1 a cada 100 mil).