Na prática, o A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo estimular os órgãos públicos do país a adotarem práticas de sustentabilidade.
Nesse sentido, é necessário pensar em como reduzir o consumo de água e energia, gerar o mínimo de resíduos sólidos, adquirir produtos que causem menos danos ao meio ambiente e sensibilizar os técnicos das instituições públicas a repensarem seus hábitos.
Em resumo, a A3P é um programa de responsabilidade socioambiental para a administração pública, que precisa dar o exemplo para a sociedade.
Segundo o diretor da Secretaria de Meio Ambiente e da Causa Animal e coordenador do Projeto Prefeitura Sustentável - A3P, Adão Galdino Soares Neto, a assinatura do termo é uma grande conquista para o governo municipal. "Precisamos priorizar as ações de educação ambiental e estendê-las a todos os bairros, abrangendo ao máximo a população", disse.
Resultados positivos já alcançados: As ações que começaram em 2022 incluíram a distribuição de copos sustentáveis para todos os serviços públicos municipais, resultando em uma redução de 70% na utilização de copos descartáveis, promovendo a sustentabilidade e gerando economia para os cofres públicos.
As publicações podem ser consultadas pelos links: http://a3p.mma.gov.br/mais-3-instituicoes-uniram-se-a-a3p-em-julho/ e https://www.in.gov.br/web/dou/-/extrato-de-adesao-500102697.