Your browser does not support JavaScript! rodape
Pesquise aqui.
Oficina de Multiplicação: mais de cem profissionais recebem qualificação para o enfrentamento das arboviroses
Foto:ASCOM

Na última terça-feira, 12 de março, a Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba promoveu uma Oficina de Multiplicação para Qualificação em Arboviroses na macrorregião de Saúde de Ituiutaba. O evento, realizado no auditório da Faculdade Mais (FACMAIS), contou com a participação de aproximadamente 120 profissionais da área da saúde ao longo de um dia de intensa programação.

 

O principal propósito da oficina foi fornecer orientações essenciais a gestores, coordenadores, médicos e enfermeiros que atuam nos nove municípios que integram a regional. O foco da oficina foi abordar os desafios do atual cenário epidemiológico das arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que incluem a dengue, que teve aumento no número de casos confirmados em 2024 em comparação ao mesmo período em 2023.

 

A ênfase da capacitação foi a Qualificação em Manejo Clínico das Arboviroses, que buscou capacitar médicos e enfermeiros para atuarem na resposta assistencial e no atendimento aos pacientes suspeitos de arboviroses, com qualidade, eficiência e em tempo oportuno.

 

Entre os temas abordados na ocasião, destaque para a organização da rede assistencial, protocolos de manejo clínico adequado para cada arbovírus (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), o papel do Centro de Operações de Emergências, protocolos de hidratação, entre outras diretrizes e normativas vigentes para o enfrentamento.

 

O dia foi de grande envolvimento de gestores e profissionais para trabalhar os temas de contingenciamento, mobilização social e manejo clínico das arboviroses.