O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 24 de janeiro e determinou as ações prioritárias da Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ituiutaba realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) entre os dias 20 e 24 de janeiro, com o objetivo de monitorar a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O resultado do levantamento apontou que o município está em Alto Risco para a proliferação do Aedes aegypti.
O Índice de Infestação Predial (IIP) para o Aedes aegypti foi de 5,9%, bem acima do índice preconizado de 1%. O resultado alerta para a necessidade urgente de ações de controle e prevenção, já que a presença do mosquito pode representar sérios riscos à saúde da população.
Com base nos resultados do LIRAa, a Secretaria de Saúde iniciou duas ações prioritárias:
Educação em saúde: A presença de focos dentro de imóveis demanda um trabalho contínuo de conscientização da população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito.
Mutirão de limpeza: A presença de focos em lixo doméstico nos quintais destaca a importância de ações de limpeza em toda a cidade.
Depósitos predominantes
O levantamento também identificou os principais depósitos de água que favorecem a proliferação do mosquito. Os focos foram encontrados principalmente em:
Recomendações
A Prefeitura de Ituiutaba reforça que a colaboração de cada cidadão é fundamental para o combate à proliferação do mosquito:
Cuide de calhas e ralos: Mantenha calhas limpas e sem acúmulo de folhas e sujeira. Ralos de pias e lavatórios também devem ser verificados e limpos frequentemente.