Trabalho contou com testes rápidos de ISTs e busca ativa para casos sintomáticos sugerindo tuberculose
Na última quinta-feira, 13 de março, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ituiutaba, em parceria com a direção do Presídio de Ituiutaba, realizou uma importante ação voltada para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tuberculose, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A atividade teve início com palestras educativas nas celas do presídio, abordando a identificação dos sintomas, a importância do tratamento adequado e as principais formas de prevenção dessas doenças. O objetivo da ação foi esclarecer e conscientizar os privados de liberdade sobre a necessidade de cuidar da saúde e prevenir complicações futuras.
Além da parte educativa, a equipe de saúde realizou testes rápidos para a detecção de ISTs nos internos que haviam sido recentemente admitidos. Paralelamente, um questionário desenvolvido pela enfermeira Valéria Morais foi aplicado a todos os 292 privados de liberdade, com o intuito de realizar a busca ativa de casos sintomáticos sugerindo tuberculose.
A ação resultou em um acordo entre a equipe de saúde do presídio e o CTA, instalado no setor de IST da Unidade Mista de Saúde, para a implementação de testes rápidos em todos os internos no momento da admissão, com um plano de ação para realizar o teste rápido de tuberculose (TRM) em todos os internos que apresentarem sintomas.