Eventos contribuirão para o aprimoramento de diretrizes e inovações nos serviços de saúde pública
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, 3 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Os eventos reuniram centenas de profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Auditório I da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Com o objetivo de avaliar a situação da saúde no município e propor diretrizes para as políticas públicas do setor, as conferências promoveram um amplo debate entre representantes sociais, sindicais e prestadores de serviço.
A programação teve início pela manhã, com a abertura oficial da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. No período da tarde, a 9ª Conferência Municipal de Saúde deu sequência às discussões.
O secretário de Saúde, Conrado Pereira, destacou a importância do evento para a construção de políticas públicas mais eficazes. "O diálogo e a troca de experiências entre nossos profissionais são fundamentais para a condução dos serviços oferecidos aos ituiutabanos. Estamos sempre em busca de melhorias e inovações, e as conferências têm um papel muito importante nesse processo.", afirmou.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Vilela ressaltou a relevância das ações no fortalecimento do sistema público. "Momentos como esse garantem que a gestão ouça as reais necessidades da população e dos profissionais da área. As propostas debatidas aqui servirão de base para aprimorar os serviços de saúde na nossa cidade", disse.
As diretrizes e propostas elaboradas durante as conferências serão encaminhadas aos órgãos competentes, servindo de referência para a formulação das políticas de saúde do município nos próximos anos.