18/05/2022

Nesta quarta-feira, 18, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, realiza hoje a 1ª Conferência Municipal Maio Laranja.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aleuene Guedes, disse que a realização do evento trará excelentes resultados em prol das crianças e dos adolescentes. “Nossa cidade conta com equipes verdadeiramente dedicadas a esse trabalho, como é o caso do nosso time do Social, que está sempre empenhado em proteger quem precisa de ajuda, sempre em parceria com instituições como o Tribunal de Justiça, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Civil e Militar e o próprio Comitê da Criança e do Adolescente”, disse.

O evento teve início às 9h e está sendo realizado no Líder Hotel. Após a abertura oficial, Conferência contou com a palestra “A importância e a articulação e fluxo de rede local e regional”, ministrada pelo advogado, contador e Pós-Graduado em Gestão de Contas Públicas, Fiscalização, Controle Interno e Externo, Assessor Jurídico da AMVAP, Alexandro de Souza Paiva.

O evento segue com a palestra "Fluxo Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, com apresentação feita por Nathalia Oliveira Martins, presidente do Comitê, Enfermeira, Pós-Graduada em Saúde Pública e da Família, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Representante do Coren-MG.

A Conferência seguirá após o almoço, a partir das 14h, com a Palestra "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Prevenção e Enfrentamento, ministrada por Aline Conegundes Riba, Psicóloga, Mestranda da Faculdade de Saúde Pública (USP), bolsista do CNPq e pesquisadora.