23/04/2018

A Secretaria Municipal de Saúde deu início na data desta segunda-feira, à Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, nas 11 salas de vacinas sob sua coordenação em Ituiutaba. A campanha acontecerá até o dia 1º de junho, sendo que o Dia D, com mobilização nacional acontecerá em 12 de maio. A imunização dos moradores da zona rural acontecerá nos dias 5 e 6 de maio.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas. A estimativa é de que a população alvo para a vacinação em Ituiutaba seja de aproximadamente 29,5 mil pessoas, das quais, 14,5 mil são idosos acima de 60 anos. No ano passado, dos 27 Estados brasileiros, apenas dez atingiram a meta. Em Ituiutaba, este objetivo também não foi alcançado.

 

Influenza 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o vírus direto à boca, aos olhos e ao nariz. Daí a importância de lavar sempre as mãos com sabão e também utilizar álcool em líquido ou em gel, para desinfecção. 

 

Fonte: Ascom

Voltar