26/07/2022

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonozes, iniciará a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022. O trabalho começará no dia 1° de agosto, com 15 dias de ações nos postos fixos, até 22 de agosto. Clique aqui e acesse o cronograma completo!

Confira nas imagens a programação para a primeira semana, do dia 1º a 5 de agosto!

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação. A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

A administração da vacina antirrábica é muito importante, pois dá total proteção contra a doença. Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.