12/10/2021

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações para o mais rápido possível imunizar mais tijucanos contra a Covid-19. Nesta quarta-feira, 13 de outubro, das 9h às 15h, o trabalho seguirá com vacinação para adolescentes de 15, 16 e 17 anos de idade, além da aplicação das segundas doses agendadas e de reforço para idosos de 72 e 73 anos de idade (com intervalo de seis meses da segunda dose) e doses adicionais para pessoas imunossuprimidas (com intervalo de 28 dias da segunda dose).

A campanha foi encerrada para o público geral entre 18 e 59 anos de idade e para os grupos prioritários acima destas idades. Pessoas acima de 18 anos que não se vacinaram deverão entrar em contato pelo telefone (34) 99859-4748 para realizar agendamento de acordo com a disponibilidade das vacinas.

QUEM PODERÁ SE VACINAR?

Pessoas entre 12 e 17 anos dos grupos prioritários: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e adolescentes de 15,16 e 17 anos de idade deverão comparecer na FacMais, no Bairro Universitário. No mesmo local também serão aplicadas segundas doses agendadas da Pfizer e a dose adicional para pessoas imunossuprimidas (com intervalo mínimo de 28 dias da segunda dose).

A dose adicional ao esquema primário será ofertada aos indivíduos com alto grau de imunossupressão. Os grupos que receberão a dose adicional são:

-  Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/Aids;

- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Pessoas agendadas para o recebimento das segundas doses da Astrazeneca e da Coronavac deverão comparecer na Praça Mário Natal, no Bairro Natal ou no Ginásio do Sesi, no Bairro Alvorada.

Idosos de 72 e 73 anos e mais que receberam a segunda dose da vacina há mais de seis meses deverão comparecer no Parque de Exposições, no Bairro Alvorada, via drive-thru, para o recebimento da dose de reforço. O trabalho também seguirá durante as próximas semanas para quem ainda não atingiu o prazo de intervalo para o recebimento do reforço.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Para vacinar é preciso que todos apresentem documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação. É obrigatória a presença de acompanhante para os adolescentes.

Gestantes precisam apresentar cartão de pré-natal e puérperas (até 45 dias) precisam apresentar a certidão de nascimento da criança.

CONSERVAÇÃO DAS VACINAS

O Departamento de Epidemiologia esclarece que as vacinas utilizadas são devidamente acondicionadas em caixas térmicas, sendo durante todo o período da vacinação feito o controle por meio de aferição da temperatura. Além disso, sempre que necessário, é feita a reposição das doses, com a troca de vacinas armazenadas nas caixas pelas colocadas nas geladeiras. As normas técnicas da rede de frio e vigilância sanitária são seguidas rigorosamente, com a temperatura das caixas mantidas entre +2 e +8 graus, mesma temperatura em que as vacinas são acondicionadas na sala de vacinas.

Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.