21/11/2021

Ação segue com vacinação em três pontos da cidade, inclusive com Drive-thru no Parque de Exposições para pessoas acima de 18 anos (intervalo mínimo de cinco meses da segunda dose) que receberão a dose de reforço; segundas doses agendadas continuam sendo aplicadas

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações para o mais rápido possível imunizar mais tijucanos contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, 22 de novembro, das 9h às 15h, o trabalho seguirá com aplicação das segundas doses agendadas, de reforço para profissionais de Saúde que comprovem vínculo trabalhista de atuação na área e para pessoas  acima de 18  anos de idade (com intervalo de cinco meses da segunda dose) e de primeiras doses para adolescentes entre 12 e 17 anos de idade.

Vale ressaltar que o Drive-thru no Parque de Exposições é voltado para aplicação das doses de reforço aos idosos que devem ser levados ao local em veículo automotor (carro ou moto). Pedestres que não puderem comparecer nessa condição poderão ser vacinados na FacMais, no Universitário.

A campanha foi encerrada para o público geral entre 18 e 59 anos de idade e para os grupos prioritários acima destas idades. Pessoas acima de 18 anos que não se vacinaram deverão entrar em contato pelo telefone (34) 99859-4748 para realizar agendamento de acordo com a disponibilidade das vacinas.

QUEM PODERÁ SE VACINAR?

Os profissionais de Saúde receberão as doses de reforço (cinco meses de intervalo da segunda dose) na FacMais, no Bairro Universitário, são eles: pessoas que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, em estabelecimentos de serviços de saúde como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. São os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde.

Para a dose de reforço dos profissionais de Saúde também fazem parte os que atuam em cuidados domiciliares, nos programas ou serviços de atendimento domiciliar (cuidadores de idosos, doulas e parteiras), familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado, bem como estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, desde que estejam em atividade de exposição ao Coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.

No mesmo local, na FacMais, no Universitário, também serão vacinadas pessoas imunossuprimidas com as doses adicionais e serão aplicadas segundas doses agendadas e antecipadas da Pfizer.

Pessoas agendadas para o recebimento das segundas doses Coronavac e Fiocruz deverão comparecer na Praça Mário Natal, no Bairro Natal.

Pessoas acima de 18 anos de idade e Idosos de 60 anos e mais que receberam a segunda dose da vacina há mais de cinco meses deverão comparecer no Parque de Exposições, no Bairro Alvorada, via drive-thru (carros ou motos), para o recebimento da dose de reforço. Idosos que não puderem comparecer em veículos automotores poderão ser vacinados na FacMais, no Universitário.

Vale ressaltar que pessoas vacinados com dose única (Janssen) não receberão doses de reforço neste momento, sendo necessário aguardar orientar do Ministério da Saúde sobre possível aplicação de segunda dose do imunizante.

Adolescentes entre 12 e 17 anos poderão ser levados para a vacinação na FacMais, no Universitário, ou no Parque de Exposições, no Bairro Alvorada, via drive-thru.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Para vacinar é preciso que todos apresentem documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação. Adolescentes devem comparecer acompanhados por responsável.

Profissionais de Saúde deverão apresentar documento que comprove o vínculo trabalhista com o estabelecimento de Saúde.

CONSERVAÇÃO DAS VACINAS

O Departamento de Epidemiologia esclarece que as vacinas utilizadas são devidamente acondicionadas em caixas térmicas, sendo durante todo o período da vacinação feito o controle por meio de aferição da temperatura. Além disso, sempre que necessário, é feita a reposição das doses, com a troca de vacinas armazenadas nas caixas pelas colocadas nas geladeiras. As normas técnicas da rede de frio e vigilância sanitária são seguidas rigorosamente, com a temperatura das caixas mantidas entre +2 e +8 graus, mesma temperatura em que as vacinas são acondicionadas na sala de vacinas.

Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.