01/08/2022

Uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Ituiutaba é fornecer alimentação escolar de qualidade para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Profª Joelma da Silva Almeida, afirmou que esse foi um dos pedidos feitos pela prefeita Leandra, desde o início de 2021. Assista o vídeo!

Conforme a Coordenadora da Cozinha Central, Auriene Maria P. Cândido, a alimentação escolar é acompanhada por duas nutricionistas, responsáveis por coordenar todo o processo de aquisição e de produção das refeições servidas aos alunos da rede municipal.

A nutricionista, Aline Sales Ramos, explicou que a Cozinha Central segue um padrão de quantidade e de qualidade de nutrientes. “O cardápio varia todos os dias, além de ser diferente para os turnos matutino e vespertino. O acompanhamento nutricional faz total diferença, com refeições balanceadas e ricas em qualidade e repleto de variedades”, disse.

Os alimentos são adquiridos por meio de licitações e chamadas públicas, contemplando a Agricultura Familiar, grande parceria na garantia de uma boa alimentação para os alunos atendidos. Todos os alimentos preparados na Cozinha Central são servidos para aproximadamente 5 mil alunos, em 18 instituições da rede municipal de ensino.

As creches, os Centros Municipais de Educação Infantil e as escolas localizadas na zona rural possuem suas próprias cozinhas e produzem a merenda escolar. Entretanto, assim como a Cozinha Central, todos os produtos que compõem o cardápio são fornecidos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Para a Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, é muito importante oferecer aos alunos o acesso a uma alimentação saudável. “É isso que estamos fazendo aqui nas escolas municipais de Ituiutaba, através da Cozinha Central. Os resultados observados são bastante satisfatórios”, finalizou a Profª Joelma da Silva Almeida.