09/07/2018

A trabalhadora rural aposentada, Alice das Graças Silva, de setenta e dois anos, e o jovem Pedro Henrique, de apenas onze anos de idade, saíram das suas respectivas casas no início da noite do último sábado, com o mesmo objetivo. Participar do Projeto Cinema no Bairro, lançado esta semana pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no Bairro Nadime Derze e que deverá se repetir mensalmente, em regiões diferentes da cidade.

“O objetivo deste projeto é levar cultura e entretenimento aos moradores dos diversos bairros da cidade, que nem sempre têm a oportunidade ou recursos financeiros para ir ao cinema. Acredito que esta também é uma forma de promover e fortalecer os vínculos familiares e a convivência comunitária. Nós, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estamos muito satisfeitos com a resposta que estamos tendo aqui no Bairro Nadime Derze. Tenho certeza que não será diferente na próxima edição, em algum outro bairro da cidade”, disse o secretário Renato Moura.

O prefeito Fued Dib participou do lançamento do projeto e destacou a importância destas ações, que buscam aproximar o poder público e a comunidade. “Todas as secretarias são muito importantes para uma administração, cada qual em sua área de atuação. O Desenvolvimento Social tem cumprido seu papel de promover ações que venham de encontro com os anseios da população, em especial aquela parcela de menor poder aquisitivo e que necessita de maior atenção por parte do governo municipal”, disse Fued.

O filme escolhido para o lançamento do Projeto Cinema no Bairro foi o longa-metragem de animação “Os Croods”, que conta a saga de uma família que se vê obrigada a mudar seus hábitos e deixar o conforto e a segurança da sua caverna, em busca de novos horizontes e novas experiências. “A proposta é exibir filmes que promovam o entretenimento, mas também passem alguma mensagem a estas pessoas, de que lá fora existe um mundo imenso para ser explorado e conquistado”, disse Renato Moura.

O roteiro do filme desta primeira edição do Projeto Cinema no Bairro pode ser comparado à situação vivida pela senhora Alice das Graças e pelo garoto Pedro Henrique, que deixaram o conforto e a comodidade das suas casas, para viver uma experiência nova, que até então desconheciam. Nenhum dos dois jamais havia entrado em um cinema ou assistido filme em uma tela tão grande.