24/10/2017

Cerca de 1.500 foliões e público convidado, marcaram presença, neste domingo, 22, no I Encontro de Folia de Reis, realizado no Parque de Eventos JK, pela Fundação Cultural, da Prefeitura de Ituiutaba. A repercussão e a satisfação dos convidados, serviu de parâmetro para a direção da entidade, presidida por Cláudia Castelo Branco Araújo Bernal, a colocar em discussão para inserir o evento no calendário das festividades do município.

 

Aproximadamente os dez grupos de foliões presentes, incluindo seis oriundos de municípios vizinhos e até de Itumbiara (Go) durante toda a semana, se organizaram em visitas pela cidade e zona rural, e arrecadaram alimentos, utilizados posteriormente na confecção do tradicional almoço servido domingo ao público presente no Parque JK.

 

O I Encontro de Folia de Reis, teve ainda o significado comemorativo, pelo fato deste tipo de manifestação, ter sido transformado em patrimônio cultural e religioso em Minas Gerais. Para o Diretor da Fundação, Jaderson Agostinho Ferreira, a realização do evento na cidade, contou com a colaboração efetiva das três importantes e tradicionais folias de Ituiutaba, e para 2018 deve crescer ainda mais a partir. 

 

“Houve muito empenho dos capitães junto com suas equipes, e este ano estamos aumentando para quatro o número de folias em nossa cidade com a chegada da Folia Divino Pai Eterno. Destacamos a Estrela do Oriente, responsável pela preparação do almoço servido ao público”, disse Jaderson.

 

A Presidente da Fundação Cultural, a médica Cláudia Castelo Branco Araújo Bernal, responsável pela recepção aos convidados, disse que as expectativas foram correspondidas. “Vamos trabalhar para ampliar o encontro no próximo ano. O nosso objetivo será de ampliar o alcance e a presença deste evento no nosso meio cultural”, comentou a Presidente.

 

As festividades do I Encontro de Folia de Reis, no Parque JK, tiveram início ainda na madrugada do domingo, 22 com a realização da alvorada festiva. Às 07h30m serviram café da manhã aos convidados. Posteriormente, as 09h, a abertura oficial com a benção do vigário da Igreja São Benedito, Padre Eduardo. Ao meio dia, teve início o tradicional almoço, servindo mais de 1.500 refeições. Além de autoridades como vereadores da Câmara Municipal, secretários, marcaram presença o Prefeito Fued Dib e o vice-Prefeito Gilberto Bernal Junior.

 

Fonte: ASCOM

Voltar