17/10/2021

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Superintendência de Água e Esgotos – SAE, retomou a captação e o tratamento de água desde o início da manhã deste domingo, 17, por volta das 5h50, logo após o religamento do serviço de energia, que passou por 36 horas de apagão após acidente registrado na rede de transmissão da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, com treze municípios atingidos no Pontal Mineiro.

O gerente do Setor de Manutenção da SAE, Wilson Idalécio Pereira Júnior, explicou em vídeo sobre os desafios da Autarquia durante o apagão. “Trabalhamos ininterruptamente para que não faltasse água, principalmente, nos serviços essenciais como nos hospitais. Buscamos alternativas, parcerias e continuamos com ações para atender a todos o mais rápido possível”, disse.

Numa medida de apoio à população das partes mais altas da cidade, onde a normalização do serviço é dificultada, a SAE disponibilizou neste domingo, 17, um ponto de distribuição de água para o preparo de alimentos e o consumo. Basta comparecer na sede da Estação de Tratamento de Água – ETA, situada na Rua Doutor Saul de Carvalho, nº 1234, Bairro Independência, portando recipiente para a retirada.

Wilson Idalécio explicou que a SAE coleta e trata cerca de um milhão e quatrocentos mil litros de água por hora e está operando com total capacidade, sendo que a normalização nas residências se dará de forma gradual, conforme o reabastecimento de todo o sistema e de acordo com as características de cada região da cidade.

A crise hídrica contínua! Conforme o gerente de Manutenção da SAE, o apoio da população é de suma importância por meio do uso consciente de água, principalmente, com medidas de economia neste domingo, 17, durante o acionamento do sistema que abastece a cidade. “Apesar das chuvas, seguimos com grande preocupação com relação aos níveis dos mananciais. O momento é de alerta, pois com alguns dias de aragem teremos dificuldades com relação a esse problema”, explicou.

Quem desperdiça água pode ser multado, conforme Lei Municipal aprovada pela Câmara e sancionada pelo Poder Executivo.

A SAE empenhou toda sua equipe para solucionar os problemas de abastecimento gerados a partir do apagão e se encontra à disposição por meio dos telefones 0800 341 8195 ou (34) 3268-0400.

Assista o vídeo: