10/07/2017

A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Fumzup estará realizando a 1ª Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial de Ituiutaba, no dia 14/07/2017, a partir 08h, no auditório da Universidade Federal de Uberlândia, UFU Campus Pontal. O tema eleito será “O Brasil na Década dos Afrodescendente: Minas Gerais Promovendo a Igualdade Racial Por Nenhum Direito a Menos”.

Nesta Conferência regional, estaremos elegendo as propostas e os delegados para participarem da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial acontecerá na região Metropolitana de Belo Horizonte nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2017, conforme Art. 1º da resolução SEPAC nº4/2017 com a temática semelhante a etapa regional.

“É essencial para realização desta Conferência a participação da Sociedade Civil, os movimentos sociais negros, ciganos, indígenas, judeus, árabes, os movimentos da juventude, de mulheres, idosos, LGBT, bem como representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, das universidades e da imprensa”, destaca Dara Nicácio, Presidente da Fumzup.

Durante a semana passada, houve reunião com vários secretários de cultura das cidades de Cachoeira Dourada, Canápolis, Ipiaçu, Santa Vitória e Gurinhatã. O objetivo destes encontros é obter a confirmação e a participação da comunidade e lideranças dos movimentos na conferência.

CRONOGRAMA MINAPIR

Cerimônia de abertura Horário: 08:30  Local: Auditório 1—UFU

Reunião dos eixos   EIXO 1: Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Social; Local: Sala  212 Bloco D

EIXO 2: Educação , diversidade e implementação das leis 10639/03 e 11645/08 Local: Sala  215 Bloco D

EIXO 3: Cultura—Promoção e proteção da diversidade cultural em Minas Gerais  Local: Sala  303 Bloco B

EIXO 4: Mulher, feminismo participação social e espaços de poder; Local: Sala  208 Bloco B

EIXO 5: Povos e Comunidades Tradicionais, território e identidade Local: Sala  207  Bloco B

EIXO 6: Saúde, fortalecimento e humanização do SUS Local: Sala  204 Bloco B

EIXO 7: Fortalecimento de órgãos  de Promoção da Igualdade Racial, políticas públicas afirmativas e combate ao racismo institucionais Local: Sala  205 Bloco B

EIXO 8: Migração, xenofobia e intolerâncias correlatas

Local: Sala  203 Bloco B    Intervenção Cultural—Dança Afro  Grupo  Horário: 11:30 Local: Auditório 1 UFU   Mesa redonda Combate ao racismo Institucional: Fortalecimento de órgãos de promoção da igualdade racial.

Dra. Yone Maria Gonzaga  Superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania- MG.

Horário: 13:00 Local: Auditório 1 UFU.

Palestra— Juventudes, enfrentamento a violência e empoderamento Eixo 9  Horário: 13:00 Local:  Auditório  2

Plenária  Horário: 15:30 Local:Auditório1 UFU