11/05/2017

A Secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, atendendo convites da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, professores da Universidade Federal de Uberlândia, Campus de Ituiutaba, permaneceu na cidade, após o Fórum Regional do Triângulo Norte, para conhecer os projetos desenvolvidos pela FUMZUP, e discutir a realização do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, o COPEN.

A Presidente da Fumzup, Dará Nicácio fez uma apresentação dos programas sociais desenvolvidos pela entidade, dentre eles o Prevesti, Cursinho de Vestibular, considerado orgulho e sucesso na preparação de alunos da comunidade negra e carentes para provas de concursos públicos.

“Recebemos com muita satisfação e honra a presença de uma grande autoridade negra em nossa cidade, e em especial, na nossa entidade. Falamos dos preparativos do tradicional Congado, realizado em nosso município todo mês de maio. Deveremos agendar uma visita a Belo Horizonte, onde encaminharemos por ofício, reivindicações para instalar uma sala multimídia, renovar o acervo de nossa biblioteca e investimento para possibilitar o aumento de vagas aos alunos que frequentam gratuitamente o Prevesti” disse Dara.

Ainda na Fundação a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, foi recebida com apresentações de dança e música ao se reunir com movimentos sociais e pesquisadores negros na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, em Ituiutaba, no dia 5 de maio. Na ocasião foi discutida a possibilidade de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), os movimentos sociais, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para a organização e realização do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (COPEN), que acontecerá pela primeira vez em Minas Gerais, na Universidade de Uberlândia, entre 12 e 17 de outubro de 2018.

O X Congresso do COPEN terá como tema central a produção científica voltada para a Educação Básica. Macaé Evaristo defendeu um programa de formação de professores para as relações étnico-raciais. “Pela primeira vez vamos receber um congresso da ABPN e queremos no âmbito desse congresso promover ampla participação dos profissionais da educação básica. Em Ituiutaba existem excelentes projetos que têm contribuído com uma agenda em curso no estado e com amplo apoio da Secretaria Municipal de Educação e da prefeitura local”.

De acordo com o professor da Faculdade de Educação da UFU, Benjamin Xavier de Paula, a ideia é promover, junto aos profissionais da educação básica, o diálogo sobre pesquisa e produção nas salas de aula.

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, professora da Pedagogia da UFU definiu como “de alta relevância a presença da secretária na reunião de trabalho que tem como pauta o primeiro Congresso a acontecer em Minas, já que tem a formação docente como fio condutor da proposta”.

Em sua fala, Macaé agradeceu o acolhimento das equipes da SEE em Ituiutaba, por ocasião da realização do Fórum Triângulo Norte (04/05) promovido pelo governo do Estado, para divulgar e ouvir sugestões de ações dos órgãos estaduais na região e dos encontros com estudantes, professores, familiares de jovens estudantes, servidores das Superintendências de Ensino e de prefeitos e secretários municipais de educação. “Foram excelentes reuniões de trabalho, com gestores das escolas, com secretários, quando discutimos avaliações internas, monitoramento do aprendizado dos estudantes. Fizemos encontro com estudantes das escolas estaduais. Tivemos a oportunidade de conhecer projetos que dialogam com educação integral, como pré-vestibular (promovido pela Fundação Zumbi dos Palmares e direcionados a jovens negros e carentes), a experiência da Fundação, em atividades com jovens e crianças, como dança, recuperação do patrimônio imaterial da cidade, como congado, dança afro”, avaliou a secretária.

Dara Nicácio, presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, de Ituiutaba, agradeceu a presença da secretária na sede da entidade e disse considerar o encontro “como um momento histórico para nossa cidade e comunidade”. A Fundação existe há 26 anos e promove diversas atividades culturais, esportivas e educativas voltadas às comunidades negras e carentes do município. Recentemente restaurou o monumento “Memorial Coragem”, em homenagem a Zumbi dos Palmares, situada na praça 13 de Maio, em frente à Fundação e a Igreja de São Benedito.

Ascom/Pref.Ituiutaba/Ascom SEE