09/07/2018

Economia Popular Solidária é um movimento social que luta pela mudança da sociedade através de uma abordagem diferente do desenvolvimento econômico que não esteja baseado nas grandes empresas, e se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável fortalecendo as relações entre o campo e a cidade, produtores e consumidores.

Com este objetivo, aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 4 e 6, auditório do Hotel San Diego, o I Encontro Mineiro de Economia Popular Solidária. A proposta é fortalecer os autores sociais na luta pela resistência e na busca de políticas públicas através dos debates a cerca da democracia participativa e o fortalecimento do controle social, fomento e gestão municipal da Economia Popular Solidária. Consequente estará fortalecendo suas potencialidades e propostas para os próximos anos e as políticas de financiamento e crédito para a Economia Popular Solidária.

Para a assistente social Jane Cristina Esperança, colaboradora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e representante do município de Ituiutaba no evento, esse tipo de discussão fortalece a necessidade da Criação do Conselho de Economia Popular Solidária no município, possibilitando assim a capacitação dos atores além de buscar o envolvimento ativo dos jovens e idosos. “A política de Economia Solidária são estratégias de desenvolvimento econômico e não alternativa de desemprego. Por isso é tão importante que o município trabalhe as ferramentas necessárias para a promoção e incremento desse setor.”