25/10/2018

Quem passou pela Avenida Minas Gerais na manhã desta quinta-feira, pode observar um grupo formado por universitários e por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, plantando diversas mudas de árvores no canteiro central daquela via pública. A ação faz parte do Projeto “Adote uma Árvore e Alimente uma Família”, desenvolvido por alunos do Curso de Engenharia da Produção, da Universidade Federal de Uberlândia –Campus Pontal.

“Quando surgiu a ideia de plantarmos uma muda de árvore para cada cesta básica que conseguíssemos arrecadar e doar a famílias carentes de Ituiutaba, procuramos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Grupo Engenheiro Sem Fronteiras que imediatamente abraçaram nosso projeto. Até então, já conseguimos arrecadar 15 cestas e hoje estamos aqui plantando as 15 mudas de árvores correspondentes”, disse João Pedro Vieira campos, que juntamente com Igor Gullit Ribeiro e Kenny Shany Moreira Arcanjo, completam o grupo de alunos do Curso de Engenharia da Produção, da UFU, que formam o Grupo Sustenta.

Segundo a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Vanúsia Sátiro, as mudas cultivadas nesta quinta-feira são das espécies Acácia e Pata-de-Vaca. Ela destacou ainda a participação de alunos do Curso de Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) na ação que foi realizada na Avenida Minas Gerais.

“É muito gratificante observar grupos como este, formado por jovens universitários, que conciliam suas preocupações com questões sociais e ambientais para desenvolver um trabalho tão belo como este. A Secretaria de Meio Ambiente estará sempre de portas abertas para apoiar projetos e ações desta natureza”, disse Vanúsia Sátiro.

Depois do plantio das mudas, todo o grupo seguiu junto para realizar a distribuição das 15 cestas básicas. A dona de casa Antônia Lúcia foi uma das contempladas. Ela agradeceu e, emocionada, disse que a doação não poderia ter chegado em melhor hora. O Projeto “Adote uma Árvore e Alimente uma Família” continuará com o apoio de empresas e doações particulares. Quanto aos idealizadores, está reafirmado o compromisso de plantio de uma muda para cada cesta arrecadada.