11/04/2018

Nesta quarta-feira (11), mais uma carreta foi carregada com cerca de 20 toneladas de pneus usados, que foram descartados no ecoponto da Prefeitura de Ituiutaba, situado à Avenida José Magalhães Pinto, no Bairro Ipiranga, com destino  a empresas de reciclagem.  Com este novo carregamento, já somam mais de 90 toneladas de pneus que estão tendo a destinação correta.

O trabalho de recolhimento de pneus usados em Ituiutaba é realizado por agentes de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ. O órgão supervisionado pela Secretaria Municipal de Saúde tem parceria com a Secretaria de Obras, responsável por fornecer os veículos que percorre a cidade. O objetivo maior deste trabalho é eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e outras doenças.

O recolhimento dos pneus usados na cidade é realizado através de convênio entre o município com a Reciclanip, entidade fundada através da união dos grandes fabricantes deste material no Brasil. O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

“Descartar ou deixar acumular de forma irregular pneus usados pode causar sérios riscos ao meio ambiente e danos à saúde. A Secretaria Municipal de Saúde faz o monitoramento, traçando metas junto ao CCZ, possibilitando recolher o máximo de pneus”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental e Chefe do Setor de Controle de Endemias, Paulo Sérgio de Oliveira.