06/02/2018

O forte e constante volume de chuvas que tem caído sobre o município num curto período de tempo, tem ocasionado por consequência, aumento na demanda por solicitações de serviços a serem executados, na Secretaria de Obras, da Prefeitura de Ituiutaba.

 

Nesta semana, o Secretário e engenheiro Vicente de Paula Fontoura Filho, decidiu inovar e concentrou trabalhadores e operários de várias frente de serviços em único setor. “Trabalhos de olho no tempo, procurando a cada trégua com uns dias curto de estiagem para acelerar para conseguir fazer o máximo de serviço”, avalia Fontoura.

 

O mutirão teve início pelo bairro Gardênia. Neste setor a Secretaria fez a abertura de ruas margeando a BR-365, desentupimento e colocação de tampa de boca de esgoto, limpeza nos bueiros, capina, poda, roçagem, operação tapa buracos e conservação de vias públicas próxima as escolas.

 

De acordo com o cronograma da Secretaria de Obras, trabalhos semelhantes estão agendados para acontecerem nos bairros Novo Tempo I e II, Santa Maria, Tupã, Buritis e Nadime Derze I e II.

 

 

Combate à Dengue

 

Paralelamente a este mutirão, está havendo outro trabalho semelhante em vários bairros da cidade para limpeza e retirada de entulhos, promovido pelas equipes do Departamento Vigilância Sanitária e Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ da Secretaria de Saúde.

 

Este trabalho, porém, tem o objetivo de eliminar possíveis focos para o surgimento de larvas do mosquito aedes Aegyti, transmissão da dengue, chikungnia e Zika Vírus. Nessa situação, as equipes da CCZ, estão percorrendo os bairros com maior índice, apontados como preocupantes no último levantamento do Lira-A, realizado em Ituiutaba, quando registrou 10,6%.

 

Nas últimas semanas, o mutirão da zoonoses, recolheu cerca de 16.800 toneladas de lixo e entulhos nas residências dos bairros: Elândia, Santa Maria, Novo Horizonte, Bela Vista, Cristina, Buritis, Eldorado, Brasil, Mirim, Jardim Jamila, Camargo e Jardim do Rosario;

Fonte: ascom

Voltar