05/08/2022

Em mais uma das ações de conscientização da população para o combate às queimadas urbanas no período de seca, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, e de Desenvolvimento Social, realizou na última quinta-feira, 4, uma Blitz Educativa no Centro da cidade.

A atividade foi realizada em parceria com vários parceiros como o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG, Ministério Público de Minas Gerais - MPMG e participantes do Projeto Semear, coordenador Secretaria de Desenvolvimento Social.

O trabalho foi feito para levar ao conhecimento da população importantes informações sobre a proibição da queima de resíduos, mato ou qualquer material orgânico/inorgânico, fato que se agrava no período de estiagem propício à ocorrência de incêndios.

Queimar resíduos sólidos, mato ou qualquer outro material é proibido por lei vigente em Ituiutaba, um dos poucos municípios que conta com lei própria para o tema. A proibição está prevista na Lei 4.582, de 6 de julho de 2018, que também prevê penalidades como a de multa aos infratores que desobedecerem às regras. Não é permitido realizar qualquer tipo de queimada, mesmo para limpeza de terrenos ou de calçadas.

O telefone para mais informações e denúncias é o (34) 3271-8293. Ao se deparar com queimadas ou em casos de emergência disque 193 (Corpo de Bombeiros).