19/04/2017

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém - contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. 

 

Nesta campanha de 2017, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas,os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais como DIABETES, HIPERTENSÃO, ASMA GRAVE, TRANSPLANTADOS,entre outros. Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 27.861 pessoas em Ituiutaba A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos.

 

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba iniciou está semana a imunização de todos os profissionais de saúde e pessoas envolvidas direta ou indiretamente no atendimento público dentro dos serviços de saúde. São servidores e trabalhadores do Programa de Saúde da Família, Unidade Mista de Saúde, Pronto Socorro, Secretaria de Saúde, Hospitais, ente outros.

 

Na próxima segunda, dia 24 de Abril, a população do grupo prioritário poderá procurar qualquer sala de vacina nas unidades básicas de saúde espalhadas por todo o município. E entre os dias 24 e 28, uma equipe estará de plantão no calçadão, na Avenida 15 e ainda na Secretaria  de Saúde, localizada na Avenida Sete, para imunizar o público alvo.

 

A partir dos dias 29 e 30 de abril, haverá estratégia especial para atender a população da zona rural, ficando definidas as seguintes localidades:

 

• Dia 29 (Sábado)-Fazenda Bela Vista, próximo à Divisa entre Ituiutaba, Ipiaçu e Capinópolis, depois venda do Lico, Três Vendas, Casa do Joca, Ginásio Agrícola, Escola Quirino de Moraes, Assentamento Vertente Cumprida.

• Dia 30 (Domingo), será a vez das comunidades Córrego das Pontinhas, Venda da Canoa, Casa do Jair e Zezé Camargo, Paulo Nogueira, Escola José da Silva Ramos, venda do Salto, venda do Bastos, venda da Dona Maria e Venda da Raquel no Capão Rico.

 

 

Fonte: ASCOM

Voltar