29/08/2017

Apoiado pela Prefeitura de Ituiutaba, através da Fundação Cultural e realizado pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Fumzup, o IX Torneio dos Congos chegou ao final, neste domingo, 27, com a rodada dupla realizada no campo do Palmeira Clube. O momento da confraternização, entrega dos troféus e premiações teve como palco a Praça 13 de Maio, sendo coroado pela animação da rodada de samba e feijoada servida ao público.

No primeiro jogo abrindo rodada dupla, entrou em campo Camisa Rosa e Congo Real, valendo a honrosa terceira colocação. No tempo normal, ninguém inaugurou o placar e a decisão acabou em disputa de penalidades. O Camisa Rosa, levou a melhor, terminou em terceiro e faturou a premiação de R$200,00.

O campeão da competição saiu da disputa entre Congo da Libertação e Águia Branca. Num jogo bastante equilibrando, as equipes estudando a melhor forma de atacar, prevaleceu a força e a vontade da equipe Águia Branca, que conseguiu vencer pelo placar de 1x0 o Congo da Libertação, na última decisiva partida, e sagrou-se campeã do IX Torneio dos Congos. Pela conquista, faturando o troféu mais a premiação de R$500,00. O segundo colocado levou R$300,00.

Cerca de oito equipes participaram do IX Torneio dos Congos, que estava a quatro anos sem acontecer: Congo Camisa Verde, Congo Libertação, Congo Real, Marinheiro de Santa Luzia, Moçambique Águia Branca, Moçambique Camisa Rosa e Moçambique Lua Branca. Como forma de incentivo, todos os times tiveram patrocínio de empresas públicas e privadas na aquisição dos uniformes. A torcida mais animada e organizada terá a premiação de R$ 200,00.

A Presidente da Fundação Zumbi, Dara Nicácio durante a entrega das premiações, demonstrou agradecimentos aos apoios recebidos, resumindo, que o evento representa muito mais do que respeito, alegria, engrandecimento pela cultura afrodescendente. “Tivemos mais uma oportunidade de mostrar o nosso valor, reconhecimento e a importância de valorizar a nossa cultura. Essa a nossa missão enquanto na direção da fundação”, disse Dara.

29082017 Ascom/PrefeituradeItuiutaba/zdo